PERCURSOS PEDESTRES

Grande Rota da Ria de Aveiro

 

Abrangendo um conjunto de onze concelhos – Águeda, Albergaria-a-Velha, Anadia, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos – o território da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresenta caraterísticas diferentes e únicas, comparativamente a outras regiões do país.

Há, porém, uma formação, que devido à sua dimensão e diferenciação geomorfológica com o restante território nacional, marca fortemente toda a região: a Ria de Aveiro.

Montanhas Mágicas

As Montanhas Mágicas® abrangem as serras da Freita, Arada e Arestal, pertencentes ao maciço da Gralheira, e a serra do Montemuro, inserida no maciço com o mesmo nome.
Território de excecionais valores naturais, certificado como destino turístico sustentável, desde novembro de 2013, engloba quatro sítios da Rede Natura 2000 e um geoparque da UNESCO, pautando-se pela oferta de um modelo turístico responsável e sustentável, focado no ecoturismo, no geoturismo e no turismo ativo.

Rota de Sever do Vouga

Faça as malas e rume a Sever do Vouga no distrito de Aveiro, região centro do país, aproveitando as ligações rodoviárias da A1, A25, A17 e IC2 e a proximidade da linha ferroviária do Norte.

A dois passos das cidades de Aveiro e Viseu e a uma hora das de Coimbra e Porto, é entre serras e rios que vai encontrar um concelho bafejado pela natureza.

Deixe-se conquistar pelas singularidades e contrastes deste território, porta de entrada da Ria de Aveiro e das Montanhas Mágicas.

Skip to content